O FATO: UM HOMEM BOM

                                                       ((FINAL)

3 - Era espiritual. Lucas nos afirma que ele era homem cheio do Espírito Santo e de fé. Caracterizava-se  pela verdadeira vida cristã. A sua alma inundada com a fé em Jesus e o seu coração na plenitude do Espírito Santo, dava-lhe poder e convicção.Vemos a confirmação de sua fé na venda de sua propriedade e a entrega  da importância aos apóstolos. Confiou em Deus para lhe suprir no dia seguinte com as coisas que lhe fossem necessárias. Quem não confia  na providência divina,  pode ser grande nas coisas do mundo, porém não nas coisas de Deus.

4 - Era admoestador. Chegando em Antioquia,  encontrou a Igreja bem animada. Ele alegrou-se pois viu a manifestação da graça de Deus. Logo passou a exortar os crentes para perseverarem e, com firmeza de coração, continuarem firmes na fé (Atos 11.23). Ele usava o seu dom para confirmar os convertidos na fé. O seu cuidado era com  a permanência na fé. Alguns podiam começar bem, mas  acabar mal, deixando o Senhor. A carreira é longa e muitas vezes difícil. Se não for firme, pode haver muito fracasso. Um servo de Deus que zela da vida espiritual dos irmãos é sempre uma bênção. O ministério do Pastor é de apascentar as ovelhas para que nenhuma se perca. Barnabé era um bom pastor. Temos aqui outra admoestação que nos é feita pela vida de Barnabé. Devemos ser guarda dos nossos irmãos, no sentido de fortalecer-lhes a fé, ajudá-los a levar as suas cargas e dar-lhes o nosso testemunho de fé e confiança. A Palavra de Deus diz para nos aproximarmos  em plena certeza da fé, guardando firmes e inabaláveis a confissão da nossa esperança, e para nos considerarmos uns aos outros e nos estimularmos ao amor e às boas obras (Hebreus 10.22 a 24).  São palavras que devem estar gravadas em nosso coração.

5 - Era irrepreensível. Todos os elementos que temos de sua vida confirmam isso. Um homem cheio do Espírito Santo, tem o seu coração transbordante de amor,  alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio,  porque é controlado pelo Espírito, porque vive no Espírito. Em todas as situações narradas pela Bíblia, vemos o fruto do Espírito manifestado no seu comportamento. É interessante notarmos  que as Escrituras não gasta tempo fazendo uma lista de qualidades dos servos de Deus. Ela descreve o que eles fazem. Da ação de cada um podemos conhecer o seu caráter. Barnabé mostrou-se irrepreensível na oferta, no seu pastorado, na amizade com o apóstolo Paulo, no desenvolvimento do seu ministério.

Com Barnabé, querido leitor, nós aprendemos o que a bondade em nosso coração pode realizar em benefício do próximo. Aprendemos ainda a ter uma visão ampla do trabalho de Deus,  da  sua Igreja e dos seus servos.

 

Hosted by www.Geocities.ws

1