O FATO: UMA CRISTÃ CARIDOSA 

( PRIMEIRA PARTE)

 

O texto bíblico do FATO desta quinzena está no livro dos Atos dos Apóstolos, capítulo 9, versículos de 36 a 43, que diz: "Havia em Jope uma discípula por nome Tabita, nome este  que traduzido quer dizer Dorcas; era ela notável pelas boas obras e esmolas que fazia.

Ora, aconteceu naqueles dias que ela adoeceu e veio a morrer; e depois de a lavarem, puseram-na no cenáculo.

Como  Lida era perto de Jope, ouvindo  os discípulos que Pedro estava ali, enviaram-lhe dois homens que lhe pedissem: Não demores em vir ter conosco. Pedro atendeu e foi com eles. Tendo chegado, conduziram-no para o cenáculo; e todas as viúvas o cercaram, chorando e mostrando-lhe túnicas e vestidos que Dorcas fizera enquanto estava com elas.

Mas Pedro, tendo feito  sair a todos, pondo-se de joelhos orou; e voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. Ela abriu os olhos e, vendo a Pedro, sentou-se.

Ele, dando-lhe a mão, levantou-a; e chamando os santos, especialmente as viúvas, apresentou-a viva.

Isto se tornou conhecido por toda Jope, e muitos creram no Senhor.

Pedro ficou em Jope muitos dias em casa de um curtidor, chamado Simão."

I - INTRODUÇÃO

A igreja Cristã nasceu como muito vigor, porque o Espírito de Jesus se achava em toda a sua plenitude. Enquanto os apóstolos exerciam o seu ministério com prodígios e sinais, muitos cristãos se inspiravam nos feitos caridosos do Senhor Jesus Cristo, vivendo suas vidas de forma altruística no benefício dos menos favorecidos. É o que vamos ver na vida de Dorcas, querido e amado leitor.

Chamava-se Tabita, nome aramaico; Dorcas é o nome grego, e ambos significam gazela. No oriente é usual dar nomes de animais bonitos às moças. A gazela tem formas bonitas, por isso seu nome era frequentemente usado. Dorcas era bonita na alma e no coração. Essa beleza interior é que importa, pois é ela que agrada a Deus. As mulheres cristãs devem ter o ideal da beleza moral e espiritual. O sábio do Antigo Testamento diz: MULHER VIRTUOSA, QUEM ACHARÁ? O SEU VALOR  MUITO EXCEDE O DE FINAS JÓIAS. A FORÇA E A DIGNIDADE SÃO OS SEUS VESTIDOS  (Pv. 31. 10,25). Dorcas era virtuosa e por isso bela.

II - SEU CARÁTER

Quanto ao seu caráter podemos dizer que:

1 - Era muito crente. Era uma discípula do Senhor Jesus, o que significa que ela andou nele ( Colossenses 2.6-7), que ela andou em amor, como Jesus nos amou (Efésios 5.1-2), significa que ela fazia parte da Igreja de Cristo. Tinha a verdadeira fé, aquela que opera por amor, quem  frutifica em boas obras.

como Jesus nos amou (Efésios 5.1-2), significa que ela fazia parte da Igreja de Cristo. Tinha a verdadeira fé, aquela que opera por amor, que  frutifica em boas obras.

2 - Era bondosa. Dorcas era notável pelas boas obras e esmolas que fazia. As viúvas da sua Igreja recebiam, de suas mãos, tudo que precisavam. Dorcas se enfeitava como devia, com as boas obras (1 Timóteo 2.10).

 CONTINUA NO PRÓXIMO NÚMERO

 

 

 

Hosted by www.Geocities.ws

1