icone.gif (123007 bytes)

COMUNIDADE  CATÓLICA EMANUEL

icone.gif (123007 bytes)

Página Inicial

Obra Emanuel

Grupos de Oração

Ministérios


 

Destaque do Mês

Comunidade Emanuel - 9 anos
Reflexão do Fundador e Coordenador Geral, Fernando Guedes.

" Não desejes grande número de filhos, se inúteis. Nem te alegres pelos filhos ímpios. Caso se multiplicarem, não te alegres com eles, a não ser que neles esteja o temor do Senhor" ( Eclo 16,1-2).

   Passados nove anos do início de nossa caminhada, podemos dizer como o salmista: " Até aqui o Senhor nos abençoou". Parece fácil trilhar os passos de Jesus, caminhar como Ele o fez. Seguí-lo em tudo. Conformar-se Nele.  Mas não é! Estar em Cristo é passar por uma porta estreita. É reconhecer o Seu senhorio. É converter-se. O seu reino assemelha-se ao germinar de uma semente: a menor de todas, porém, atinge proporções gigantescas; sua glória é a cruz e a ressurreição para a vida eterna.
Como então se explicar: como e porque ainda hoje, tantas pessoas, homens e mulheres, jovens, adultos, famílias inteiras, têm despertado os seus corações para uma entrega total de suas vidas a Deus e ao seu projeto? como entender " essa loucura" Como explicar o inexplicável? Acredito, caro irmão, só vivendo, experimentando, provando: " Vinde e vede", diz Jesus. É com essa motivação que venho a você. Quero convidá-lo alegrar-se conosco nesse  9º aniversário. Por obra de Deus, seu chamado nos "desafia" a continuarmos neste tempo a sua obra e missão. Sendo assim, nosso carisma se faz igual ao de Jesus: atitudes, feitos, palavras. Tudo deve refletir sua marca, e é aí que o Eclesiástico nos exorta e nos convida a refletir o que é ser seguidor de Jesus, o Emanuel, Deus Conosco!
Primeiramente esta palavra nos toca mais diretamente, mas também é para você, sua família, sua paróquia, grupo de oração , comunidade, sua pastoral. Enfim,  a todos àqueles que de perto ou longe, ouvirem o chamado do Senhor e não  endureçam o coração. Querido irmão, não podemos perder de vista a verdade. Deus nos chama a verdade: A nos encontrarmos com Ele, de forma autêntica. A vida espiritual tem se perdido em muitos por falta de autenticidade. Estamos sempre procurando nos justificar nas coisas ou nas criaturas. Assim como Adão e Eva, nos encondemos de Deus. O vemos como alguém cruel, que espera um momento para nos jogar na cadeia, e isso é mentira! Deus é Amor!!!
Ele se deu para que não morréssemos. Pagou nosso resgate com o seu sangue. Talvez já deveríamos, com quase uma década de vida deixarmos de ser apenas uma semente jogada na terra que ainda busca germinar. Mas creio que não é apenas isso que o Senhor quer: Ele deseja imprimir os seus caracteres em nós, sua marca e isso é mais que um nome de grande visibilidade.
O Santo Padre por diversas vezes tem chamado os cristãos a se voltarem para uma vocação primeira: A santidade. Ele  é o papa que mais beatificou e canonizou em toda a história da Igreja. Ele próprio reflete isso para nós. tenho provado na pele o quanto é difícil ser santo. Creio que vivemos tempos de martírio, nós os cristãos, estamos em determinados momentos, copiando do mundo aquilo que este tem de pior. Há uma inversão de valores. Nossa linguagem paganizou-se : cara, galera, etc. Enquanto isso, o mundo rouba nossas palavras, fazem obras de caridade, proclamam os anjos, a Virgem Maria, nossas expressões de Igreja e comunidade são hoje o que era o mundo:divididos: Estamos nos esfacelando querendo justificar isso como necessidade de Evangelizar.
E onde está a vontade de Deus? Nem passamos pelo primeiro mandamento e já queremos viver os outros. São Paulo na carta aos Colossenses, Cap 3, 1-3 nos exorta a buscarmos as coisas do alto pois é lá que Cristo está e a nossa vida está escondida com  Cristo em Deus.
Caro irmão (ã), sem essa experiência substancial e pessoal de Deus na nossa vida é impossível agradarmos a Ele. Chega de justificativas. É hora de aceitarmos o convite do Senhor e irmos ao deserto para que nos fale ao coração. Para sermos nós mesmos diante Dele. Para que Ele seja Ele mesmo diante de nós. É hora  de redescobrirmos a palavra de Deus, a oração pessoal, o amor à Nossa Senhora, os sacramentos, em especial a confissão e a Eucaristia. É tempo de novas vocações sacerdotais, religiosas, leigos por que não dizer. Precisamos lutar e avançar para águas mais profundas. O tempo é favorável, o Senhor nos garante isso todos os dias de nossa vida (Mt28,20b)

O Senhor esteja convosco, Amém!!!
No amor de Jesus, Maria e José

Fernando Guedes
Fundador da Comunidade Emanuel

 


Voltar

          


Comunidade Católica Emanuel - Fortaleza /CE         Todos os direitos reservados à JESUS -  2003

Hosted by www.Geocities.ws

1