A lógica da Reencarnação
      
              e da continuidade da vida após a morte
                                                                   


                                              Debate 8
Perguntas que as religiões não-reencarnacionistas não respondem


      
       Debatedores:       Fulvio (Espírita) / Michel (Evangélico)
 


 Pergunta 1

    Por que algumas pessoas já nascem defeituosas ou doentes e outras não? Seria justo que Deus fizesse pessoas sofrerem, desde o nascimento, por algo que elas não fizeram, ou pelo que outras pessoas fizeram?

 Resposta:. Michel
 Réplica: Fúlvio

 


Pergunta 2

 Como Deus poderia ser considerado perfeito se Ele mesmo, um dia deixasse de praticar uma das virtudes mais importantes, o perdão, condenando milhões de pessoas ao "inferno"?

 Resposta: Michel
 Réplica: Fúlvio
 

Pergunta 3

 Se Jesus nos ensinou a perdoar infinitamente, como é que o próprio Deus, que é perfeito, não teria esta virtude?

 Resposta: Michel  
 Réplica. Fúlvio

 

Pergunta 4

 Seria justo uma pessoa que cometeu crimes durante toda sua vida, matou, estuprou, etc; ser totalmente perdoada e não pagar por seus crimes porque se arrependeu nos últimos minutos de sua vida?

 Resposta: Michel
 Réplica: Fúlvio
 

Pergunta 5

 Como explicar a falta de proporcionalidade da Justiça Divina, ao aplicar a mesma pena (eterna) a todos os que fossem condenados no "Juízo Final", independente da gravidade dos seus crimes? Além disso, onde está a proporcionalidade em punir alguém com uma pena eterna pelos erros cometidos no curto espaço de uma vida?

 Resposta: Michel
 Réplica: Fúlvio
 

Pergunta 6

 O que acontece com as crianças que morrem novas? Seria justo elas irem para o "céu" sem nada terem feito para merecer, enquanto milhões têm que enfrentar uma vida inteira para conseguir tal benefício, correndo ainda o risco de perdê-lo?

 
Resposta: Michel  
 Réplica: Fúlvio

 

Pergunta 7

   Se houvesse a Ressurreição, o que aconteceria com as moléculas e átomos que compunham nosso corpo, mas que também fizeram parte do corpo de uma outra pessoa no passado? A qual corpo pertenceria tais moléculas? Além disso, se temos uma alma e vamos viver no Plano espiritual após a morte, por que precisaríamos do corpo material

 Resposta: Michel
 Réplica: Fúlvio

 

Pergunta 1:  Por que algumas pessoas já nascem defeituosas ou doentes e outras não? Seria justo que Deus fizesse pessoas sofrerem, desde o nascimento, por algo que elas não fizeram, ou pelo que outras pessoas fizeram?

Resposta: Michel         índice

 RESPOSTA=João 9:1 E passando Jesus, viu um homem cego de nascença.

 Perguntaram-lhe os seus discípulos: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Respondeu Jesus: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi para que nele se manifestem as obras de Deus.
Ninguém nasce doente ou defeituoso por causa de outra pessoa...Jesus já respondeu isso mas o espírita na sua preguiça de ler a Bíblia não viu que Jesus já tinha respondido isso a 2000 anos atrás...conheço um homem, chamado "Pr. Marquinhos" (pesquisem sobre ele na internet) ele é doente e não cresce, parece um boneco de brinquedo...mas ele depois que aceitou a Cristo mudou completamente!...Cristo não muda a vida de ninguém...ele muda o "ponto de vista" e a partir do momento que Cristo muda o ponto de vista, ainda que esse não fique curado, sua doença ou deformidade passa a ser para honra e glória de Deus!
Quanto a réplica do famigerado Espírita, se ninguém pode pagar pelos pecados de ninguém...o que Jesus Cristo fez na cruz por nós? (a pergunta é retórica! rssss)

 

 Réplica: Fúlvio       índice

    Antes de qualquer coisa, gostaria de agradecer ao Michel por me chamar de "famigerado espírita" (famigerado, embora signifique "famoso", tem uso pejorativo) e também por dizer que tenho "preguiça de ler a Bíblia". Acho importante que cada vez mais pessoas vejam os "exemplos" que pessoas que dizem seguir os ensinos de Cristo dão, ao ofenderem pessoas, somente porque discordam de seus pontos de vista. Eu responderei suas ofensas com lógica!

O Michel responde à pergunta com a famosa passagem do cego de nascença, em que Jesus foi perguntado sobre a culpabilidade do mesmo, e respondeu que "Nem ele pecou nem seus pais; mas foi para que nele se manifestem as obras de Deus.", Quanto a esta passagem, podemos ter duas interpretações:

A) Jesus estaria se referindo a todos os cegos de nascença, genericamente
B) Jesus estaria se referindo apenas à aquele cego, em especial

Ora, se Jesus estivesse se referindo a todos os cegos de nascença (Hipótese A), então teríamos que afirmar que Deus cria algumas pessoas já cegas, de nascença, somente para "manifestar as obras Dele?"  Então, Deus, para mostrar suas obras, ou seja, como ele é bom, praticaria uma injustiça? (ILÓGICO!)

Agora, a explicação do espiritismo é muito mais coerente, pois, segundo ela, aquele foi um caso especial. Aquele homem que ali estava, na condição de cego, era um espírito em missão, para que "nele se manifestassem as obras de Deus". Nem seus pais nem ele mesmo eram culpados pela sua cegueira, mas ele estava ali com um propósito maior, ou seja, para que Jesus pudesse curá-lo!
 

Agora uma afirmação no mínimo estranha do Michel:

"...a partir do momento que Cristo muda o ponto de vista, ainda que esse não fique curado, sua doença ou deformidade passa a ser para honra e glória de Deus! "
Nossa, quer dizer que, quando olharmos para uma pessoa deformada, aleijada e cega, devemos exclamar: Como Deus é maravilhoso! Quantas obras belas ele realiza! Aquela pessoa nada fez para merecer tal sofrimento, como Deus é belo... e cruel! (Ilógico!)

Agora falando de lógica:

         A lógica diz que, se tivermos duas premissas consideradas VERDADEIRAS, e as mesmas tiverem uma inferência lógica entre si, levando a uma conclusão, tal conclusão será VERDADEIRA, e o argumento será considerado VÁLIDO e CONSISTENTE. (Qualquer um poderá consultar um site especializado em lógica para constatar isto)

Então analisemos pela lógica:

Argumento lógico:

PREMISSA 1: Deus é justo
PREMISSA 2: Não é justo alguém pagar pelo que outra pessoa fez
CONCLUSÃO: Se Deus é justo, ele não pode cometer injustiças. Se Ele não comete injustiças, jamais poderia fazer alguém pagar pelo que outra pessoa fez, pois isso é considerado uma injustiça!.

Então, de acordo com a lógica, a conclusão é verdadeira, pois é sustentada por premissas verdadeiras

CONCLUSÃO:

Como o Michel não invalidou nenhuma das premissas acima, de acordo com as regras da lógica, o argumento é VÁLIDO e CONSISTENTE.

Então a Reencarnação é realmente a melhor explicação, porque, através da Reencarnação, realmente colhemos somente aquilo que plantamos, e pagamos apenas pelos nossos próprios erros, não pelos erros de outras pessoas. É a única doutrina capaz de responder, de forma absolutamente lógica, à pergunta do tópico!


Pergunta 2: . Como Deus poderia ser considerado perfeito se Ele mesmo, um dia deixasse de praticar uma das virtudes mais importantes, o perdão, condenando milhões de pessoas ao "inferno"?

Resposta: Michel
     
   índice

Deus é perfeito, quem se desvia da perfeição dele somos nós, Deus a ninguém lança no inferno, porque o inferno foi preparado para o diabo e seus anjos...agora, as artimanhas do diabo estão descritas na Bíblia que são "mentiras, espiritismo, sexo depravado, idolatria, religiões falsas que negam a divindade de Cristo...etc...e quem segue ao diabo não segue a Deus, somos responsáveis pelos nossos atos...e você espírita, nunca vai poder reclamar com Deus por estar no inferno porque com certeza todos vocês já receberam a palavra do evangelho de algum crente ou pastor...e negaram!! então a responsabilidade é sua de seguir ao capeta...pois quem segue o capeta, vai para onde ele vai!

Vamos voltar para a Bíblia e deixar de "achismos?"
Lucas 24:47 e que em seu nome se pregasse o [arrependimento] para remissão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém.

O perdão só é alcançado mediante ao "ARREPENDIMENTO" do pecador!!! Oras, Como alguém que não se arrepende espera obter perdão? Deus age com misericórdia aos que se "arrependem" e se você se arrepender de um mesmo pecado 1 milhão de vezes Deus te perdoa 1 milhão de vezes! Agora, sem arrependimento como vocês espíritas esperam alcançar a graça? Os ilógicos aqui são vocês!!!

A Bíblia te dá as condições para ser salvo e redimido:
Marcos 16:16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
Como vocês espíritas querem obter perdão se não crêem nas palavras do próprio Jesus? Que ilógica!

A Bíblia diz que nós seres humanos só nos tornamos "filhos de Deus" pela adoção alcançada pelo sacrifício de Cristo....então os que não estão em Cristo Jesus, obedescendo as palavras dele, e não acreditando nele que foi o homem que mais falou em inferno e condenação na Bíblia, Não são filhos de Deus!! doa a quem doer!!!
Mateus 8:12 mas os [filhos do] reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes.
Os filhos do reino aqui são os filhos do capeta! do mundo! que não querem aceitar as palavras de vida do Cristo...
Mateus 13:38 o campo é o mundo; a boa semente são os [filhos do] reino; o joio são os [filhos do] maligno;
Portanto, um pecador que não se arrepende não é filho de Deus em hipotese alguma...é filho do maligno! E não ha como cobrar uma paternidade de Deus se você não ouve a uma palavra do que ele diz e não segue nenhum de seus mandamentos! Portanto a falha não está em Deus mas sim em você que é teimoso porque quer!

Réplica: Fúlvio        índice

 

 A tese apresentada pelo Michel é: Para ser perdoado é necessário se arrepender.

Porém, se analisarmos um dos ensinamentos de Jesus, sobre o perdão, veremos que esta tese não se sustenta:

Mateus, 5 (38,39)
"Ouvistes que foi dito: Olho por olho e dente por dente.   Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;"

Oferecer àquele que nos bateu em uma face, a outra face, significa PERDOAR!
Ora, se para alguém que praticou uma ofensa ser perdoado é necessário primeiramente que ele se arrependa, então, antes de darmos a outra face, teríamos que nos certificar de que a pessoa que nos bateu, REALMENTE SE ARREPENDEU! Caso contrário, não precisaríamos perdoá-la! (ILÓGICO!)

Esta tese também poderia ser chamada de TESE DO PERDÃO CONDICIONAL. Ou seja, imagine que alguém te faça um mal. Para que você possa perdoá-lo, teria que ficar, a todo momento, se certificando de que tal pessoa se arrependeu. Caso contrário, o perdão não se realizaria!

Isso é totalmente ilógico. O perdão é INCONDICIONAL !!! Se alguém te fizer um mal, você deve perdoá-lo incondicionalmente, independente de que tenha se arrependido! Então Jesus ensinou que o perdão deveria ser incondicional...e se o nosso perdão deve ser incondicional, imagine então o perdão de Deus, que é perfeito!

Agora um verdadeiro absurdo em uma das afirmações do Michel:

Ele afirmou: "você espírita, nunca vai poder reclamar com Deus por estar no inferno porque com certeza todos vocês já receberam a palavra do evangelho de algum crente ou pastor...e negaram!!" Aqui, de uma tacada só, nosso amigo contradisse dois ensinos de Cristo: Aquele que diz para não julgarmos as pessoas (O Michel já me colocou no inferno!) e outro que diz que, para nos salvarmos, devemos "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo...". O Michel está querendo dizer que, mesmo que eu siga aquele que é considerado como o "Maior dos mandamentos", amando a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a mim mesmo, irei para o inferno, porque não interpreto a Bíblia da maneira como os crentes e os pastores interpretam?!  Amigo, aqui você está sendo um radical fundamentalista. Bem ao estilo dos fundamentalistas islâmicos!

Agora vamos à lógica:

Argumento lógico:

   Premissa 1: Deus é perfeito, portanto não tem falhas 
  
Premissa 2: Deixar de perdoar é uma falha

Conclusão:
Se Deus não tem falhas, e deixar de perdoar é uma falha, então Deus jamais pode deixar de perdoar, sequer por um segundo, sequer uma pessoa. Se o fizer, não será mais perfeito. Portanto, a idéia de um "Dia do Juízo" torna-se ILÓGICA e IRRACIONAL

CONCLUSÃO:

O Michel, novamente, não ofereceu uma resposta lógica para a pergunta
, também não invalidou o argumento lógico apresentado. Também não explicou como Deus pode ser perfeito (sem falhas) mas ao mesmo tempo cometer uma falha (deixando de perdoar)

Novamente, vemos que a reencarnação não se contradiz com a perfeição de Deus, pois, segundo a visão reencarnacionista, Deus jamais condenará ninguém a nenhuma punição eterna. Pelo contrário, ele nos dá infinitas chances de nos redimirmos de nossos erros. Então, através da Reencarnação, podemos dizer que o perdão de Deus é realmente infinito!

 


Pergunta 3: Se Jesus nos ensinou a perdoar infinitamente, como é que o próprio Deus, que é perfeito, não teria esta virtude?

Resposta: Michel          índice
 

 Claro que Deus tem essa virtude..tanto é que desceu a terra em forma de homem para pagar por nossos pecados mediante ao "ARREPENDIMENTO" agora..querer continuar no erro por safadeza, nem isso Cristo admitiu, porque ele disse a mulher adultera: "Vai e não peques mais" ele não disse: "vai e continue pecando"...e para o cego que ele curou a mesma coisa: "vai e não peques mais para que não te suceda coisa pior"....quer coisa pior do que a cegueira? Só o inferno mesmo para onde vão os amantes do pecado!
 

Réplica: Fúlvio       índice
 

Agora uma contradição do nosso amigo Michel:

Ele afirmou, referindo-se ao perdão infinito: "Claro que Deus tem essa virtude...",
E em seguida afirmou: "Quer coisa pior do que a cegueira? Só o inferno mesmo para onde vão os amantes do pecado!"

Ora, Michel, se Deus enviar alguém ao inferno, seu perdão deixa de ser infinito. Infinito é aquilo que não tem fim! Ao condenar, e deixar de perdoar, não é mais infinito!!!

Isso, caro amigo, em lógica, é chamado de CONTRADIÇÃO!!!

Agora vamos à lógica:

Premissa 1: Jesus nos orientou a perdoar infinitamente, sem limites
Premissa 2: Não é possível possuirmos uma virtude que Deus não possui

Conclusão
Se Jesus nos ensinou a perdoar infinitamente, e não é possível termos uma virtude que Deus não tem, então o perdão de Deus também tem que ser infinito, do contrário abre-se a possibilidade de alguém vir a ser mais perfeito do que Ele! Então, se o perdão de Deus é infinito, o dogma da "Condenação eterna" é insustentável!
 

Conclusão do tópico:

O Michel  não ofereceu uma resposta lógica para a pergunta. Também não explicou como é que nós devemos perdoar 70x7 (inifinitamente) e Deus não!

Já a reencarnação, como já vimos na resposta anterior, não apresenta este tipo de contradição, pois o Perdão de Deus é realmente infinito, uma vez que Ele nos concede infinitas chances para nos redimirmos de nossos erros, através de outras vidas.


Pergunta 4: Seria justo uma pessoa que cometeu crimes durante toda sua vida, matou, estuprou, etc; ser totalmente perdoada e não pagar por seus crimes porque se arrependeu nos últimos minutos de sua vida?


Resposta: Michel         índice

É melhor reformular sua pergunta...você está falando de justiça divina ou de justiça de Deus? Porque mesmo que o indivíduo alcance perdão de Deus ele tem débito com a sociedade, e tem que pagar pelos seus crimes na cadeia... mas mediante a Deus ele é perdoado se o arrependimento for verdadeiro e houver o abandono do pecado, pois a Bíblia diz que o Sangue de Cristo o qual vocês espíritas negam, é capaz de nos purificar de "TODA A INJUSTIÇA!!" querendo vocês e seu lider Kardec ou não!

 

Réplica: Fúlvio        índice
 

 Michel, todos sabemos que a Justiça de Deus é infinitamente superior à Justiça humana. Ora, se na Justiça humana, que é imperfeita, seria um absurdo admitir que um criminoso deixasse de pagar pelos seus crimes, mais absurdo ainda seria admitir que a Justiça de Deus poderia ter esta falha! A partir do momento em que alguém deixa de responder por seus atos, a Justiça não foi feita!

Argumento lógico:

  Premissa 1: Não é justo um criminoso deixar de pagar pelos seus crimes
 
Premissa 2: Deus é justo  

Conclusão:
Se não é justo que um criminoso deixe de pagar pelos seus crimes e Deus é justo, Ele jamais poderia eximir alguém de pagar pelos seus erros, simplesmente porque o criminoso se arrependeu.  O fato de Deus "perdoar" não significa que a pessoa não tenha que expiar e reparar seus erros, ou senão não estaremos falando em "justiça".

Conclusão do tópico:

O Michel não ofereceu uma resposta lógica para a pergunta. Também não invalidou o argumento apresentado, não explicou como é que Deus, sendo justo, poderia cometer a injustiça de deixar um criminoso "escapar" da punição pelos crimes cometidos.

A Reencarnação oferece uma resposta melhor: Mesmo arrependendo-se de seus erros, as pessoas terão que redimir-se dos mesmos, pagando pelo mal que fizeram. Desta forma, a pessoa sempre será perdoada, mas sempre terá que responder pelos seus atos. Deus é infinitamente misericordioso, mas também infinitamente justo!

Pergunta 5: Como explicar a falta de proporcionalidade da Justiça Divina, ao aplicar a mesma pena (eterna) a todos os que fossem condenados no "Juízo Final", independente da gravidade dos seus crimes? Além disso, onde está a proporcionalidade em punir alguém com uma pena eterna pelos erros cometidos no curto espaço de uma vida?
 

Resposta: Michel         índice

  Ué? e aonde fica a misericórdia que dá uma vida eterna de gozo e alegria ao pecador arrependido? que pergunta mau formulada! e completamente tendenciosa!!! Nossa alma é eterna! por isso o castigo ou a felicidade é eterna...e Deus a ninguém envia, o homem é que decide seu caminho!!!

Réplica: Fúlvio       índice

 A pergunta não está mal formulada nem é tendenciosa. A questão é: Se Deus um dia condenar milhares ou milhões de pessoas ao "inferno", eternamente, entre eles certamente haverá:

> Os que NÃO FORAM PROPRIAMENTE MAUS, mas tiveram vícios e defeitos de caráter;
> Os que foram MAUS, egoístas, e prejudicaram muitas pessoas;
> Os que foram MUITO MAUS, como assassinos e estupradores, etc;
> Os verdadeiros TIRANOS, DITADORES, tais como Hitler, por exemplo, responsáveis pela morte de milhares ou milhões de pessoas em guerras, etc.; 

Então vem a pergunta: Seria justo todos terem uma punição idêntica, que seria a pena eterna? Onde está a PROPORCIONALIDADE DA JUSTIÇA? Então o sistema de Justiça divina seria inferior ao Sistema terreno, que prevê tal proporcionalidade? 

Desta forma, , um pecador comum, que venha a ser "condenado ao inferno", mas que, contudo, nunca matou ninguém, poderia ter, lá mesmo no suposto "inferno", como "companheiro", o próprio Hitler, que foi o responsável direto pela morte de milhões de pessoas, cumprindo A MESMA PENA QUE ELE??? ABSURDO!

Além disso, o período de tempo de uma vida, por mais longa que ela seja, é o equivalente a um grão de areia no oceano quando comparado com a eternidade. Como alguém poderia pagar, pelos erros cometidos num espaço de tempo tão pequeno, por toda a eternidade? Para aqueles que não  conseguem enxergar o que a eternidade representa, é mais do que mil anos, 100 mil anos, um bilhão, um trilhão de anos! Critério ILÓGICO E DESPROPORCIONAL!

Justiça desproporcional não é justiça, é VINGANÇA!

Análise lógica:

Premissa 1: Para que a Justiça seja perfeita, a pena aplicada ao faltoso deve ser proporcional à falta por ele cometida.
Premissa 2: A justiça de Deus é perfeita

Conclusão: Se a Justiça de Deus é perfeita e não existe justiça perfeita sem proporcionalidade da pena, então a Justiça Divina também possui este critério, senão não poderá ser considerada perfeita. Sendo assim, o dogma da “condenação eterna” torna-se ilógico,

Conclusão:

Outra vez, o Michel  não ofereceu uma resposta lógica para a pergunta.

Então vemos que a Reencarnação oferece realmente a melhor resposta, pois cada um pagará, de forma exatamente proporcional, por todo o mal que tiver feito em vidas passadas. A extensão e intensidade do sofrimento será equivalente à gravidade da falta. Um assassino, por exemplo, com certeza sofrerá por muito mais tempo do que uma pessoa que cometeu erros menos graves. Sendo assim, a Justiça de Deus torna-se justa e, acima de tudo, PROPORCIONAL!


Pergunta 6. O que acontece com as crianças que morrem novas? Seria justo elas irem para o "céu" sem nada terem feito para merecer, enquanto milhões têm que enfrentar uma vida inteira para conseguir tal benefício, correndo ainda o risco de perdê-lo?

Resposta: Michel
     
   índice

° Ninguém merece o céu...a pessoa recebe a salvação pela misericórdia que você diz não existir a partir do momento que ela "aceita a Cristo" coisa que vocês espíritas não fazem e por isso não podem alcançar tal graça, e pela sua teimosia vão para o inferno! Quanto as crianças...jesus também te respondeu a 2 mil anos atrás: "deixai vir a mim as criancinhas porque das tais é o reino de Deus

Réplica: Fúlvio       índice

        O Michel, desta vez, fugiu totalmente do tema e não explicou se seria justo uma criança que morre precocemente ir para o céu, sem ter tido a oportunidade de fazer alguma coisa para merecer, enquanto todos nós teríamos que viver uma vida inteira, correndo até mesmo o risco de "perder" o suposto "céu"
        Agora, além de não responder a pergunta, o Michel contrariou um dos preceitos do Cristo, que diz: "Não julgueis...", dizendo que nós, espíritas, pela nossa teimosia, iremos "para o inferno!".
         Sua postura demonstra-se radical, pois, o que você chama de "aceitar a Cristo", significa acreditar nas mesmas coisas que você acredita. Eu aceito a Cristo, mas simplesmente não aceito os dogmas contraditórios que os próprios homens fizeram em cima de uma doutrina tão bela e simples, como é o Evangelho. Quanto à questão da salvação, MIchel, não caberia a você dizer quem vai para o "inferno", mas sim a Deus.
         Porém, lhe adianto que o "inferno" não existe. O "inferno" é uma representação simbólica do mal que existe dentro de algumas pessoas, que querem se colocar na posição do próprio Deus, para sentirem um prazer sádico em JULGAR  e CONDENAR. O próprio Deus, de infinita misericórdia, jamais faria isso.

Análise lógica:

Premissa 1: Seria injusto um sistema que privilegiasse uma minoria, concedendo-lhes um privilégio que a maioria têm que sofrer a vida toda para conseguir.
Premissa 2: Deus jamais cometeria injustiças
   
Conclusão: Se afirmarmos que Deus jamais cometeria uma injustiça, e também afirmarmos que seria injusto um Sistema que privilegiasse uma minoria, concedendo-lhes um privilégio imerecido, então chegamos à conclusão lógica de que seria injusto uma criança receber o grande Privilégio de ir para o "céu". Desta forma, sustentar tal tese é totalmente ilógico, pois tornaria Deus Injusto e imperfeito.
 

Conclusão:

O Michel, mais uma vez, não ofereceu uma resposta lógica para a pergunta.

A doutrina da Reencarnação oferece uma explicação melhor para a questão da morte prematura das crianças, pois o espírito que tinha reencarnado naquela criança poderá continuar seu processo evolutivo normalmente, reencarnando novamente, e tendo outras vidas.Então, na Reencarnação, não existe nenhum tipo de privilégio. Assim como ninguém paga sem merecer, ninguém recebe nada sem merecimento. Aí sim, podemos chamar Deus, realmente de justo.


Pergunta 7: Se houvesse a Ressurreição, o que aconteceria com as moléculas e átomos que compunham nosso corpo, mas que também fizeram parte do corpo de uma outra pessoa no passado? A qual corpo pertenceria tais moléculas? Além disso, se temos uma alma e vamos viver no Plano espiritual após a morte, por que precisaríamos do corpo material

Resposta: Michel         índice
 

 hehehe muito fácil
Jesus ressucitou com um novo corpo, ele foi assunto aos céus de corpo e alma...Tomé tocou nas feridas de Jesus e podemos comprovar que ele tinha um corpo ao contrário do que ouvi certa vez de um espírita que disse: "Jesus se ectoplasmou"...é cômico! Mas a Bíblia mostra claramente que ele recebeu um corpo, e a Bíblia nos diz que vamos receber um "novo corpo"
Filipenses 3:21 que transformará o [corpo] da nossa humilhação, para ser conforme ao [corpo] da sua glória, segundo o seu eficaz poder de até sujeitar a si todas as coisas. Poder esse que vocês espíritas rejeitam!

Ninguém vai ressuscitar com este corpo que vai para o buraco! mas vamos ganhar um novo corpo segundo o poder que Deus tem de trazer a existência as coisas que não existem! o Deus dos espíritas é muito limitado...hehehehehe

 

Réplica: Fúlvio       índice

         O corpo material, este nosso corpo de carne, é necessário para que possamos nos manifestar neste plano material.  Ora, se após a morte, vamos viver em um plano espiritual, porque precisaríamos de um corpo material? Ilógico!
      Outra coisa, a história de que Jesus "subiu aos céus" com o próprio corpo de carne, é uma questão de "crença". Porém, se formos analisar cuidadosamente, veremos que não tem muito sentido: Se fosse assim, então, lá no céu, Jesus seria o único que estaria utilizando o mesmo corpo que ele utilizou aqui na Terra? Ora, se Deus vai "nos dar" um novo corpo, porque não deu um novo corpo a Jesus também? Será que ele não mereceria mais do que nós?
        Por outro lado,  para que serviria a alma? Apenas para ficar "dormindo" até a chegada do dia do "Juízo Final"? Então imaginemos a situação: Pessoas que morreram até mesmo antes de Cristo vir à Terra, ficaram dormindo todo este tempo, até o Dia do Juízo. De repente, são "acordados", com um novo corpo, e se vêem, repentinamente, diante de um tribunal rigoroso, sendo julgados e, certamente, muitos vão "estrear" este novo corpo no "inferno"!?

Explicação espírita

Jesus disse:
"E eu rogarei ao Pai, e Ele vos enviará outro Consolador, a fim de que permaneça eternamente convosco: o Espírito de Verdade, que o mundo não pode receber porque não o vê e não o conhece...o Pai enviará em meu nome, e esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito" (João, XIV, 16 a 26).
    
O Espiritismo é este Consolador Prometido, pois vem explicar coisas que, na época de Jesus, seria impossível para as pessoas entenderem. Quando a ciência surgiu, o mundo estava pronto para as explicações do Espiritismo.
         De acordo com a Doutrina Espírita, o corpo é apenas uma vestimenta que o espírito utiliza para manifestar-se no plano material. O nosso corpo vai se decompor e suas moléculas formarão outros corpos, mas não terão mais nada a ver conosco.
        Quando estivermos no plano espiritual, não precisaremos do corpo material. O corpo é apenas um instrumento para a evolução do espírito, que é imortal e jamais morre. Em cada Reencarnação o espírito utilizará um corpo diferente.
        Os espíritos, podem se materializar, assumindo a mesma forma que tinham quando vivos, utilizando-se de uma matéria  fluídica chamada "ectoplasma". O número de relatos de pessoas que vêem espíritos materializados é imenso, e sempre ocorreram e ocorrem, em todas as épocas, países e culturas, independente de religião
         É muito comum pessoas verem a materialização de espíritos de parentes que morreram, dentro de suas próprias casas. O mesmo aconteceu com Jesus: O corpo dele não Ressuscitou. Seu espírito materializou-se para os seus discípulos. Seu corpo material ficou aqui mesmo na Terra. E isso em nada o diminui, pois o corpo material é apenas uma vestimenta, e é o espírito que triunfa sobre a morte.
         É evidente que, sem o conhecimento da doutrina espírita, e também sem nenhum tipo de conhecimento científico da estrutura da matéria, as pessoas da época não tinham como interpretar o fenômeno de outra forma. Portanto, ao verem um espírito materializado, julgavam tratar-se de seu próprio corpo carnal, ou então de um "anjo".

Conclusão:

           A Doutrina da Reencarnação é mais "científica" e mais coerente do que o dogma da Ressurreição. Na Reencarnação nada acontece por "mágica". Tudo é lógico e coerente. Tudo tem uma explicação que se encaixa nas próprias leis da natureza. O mundo material e o mundo espiritual se encadeiam perfeitamente.
          Ninguém paga pelo que não fez, ninguém recebe nada sem ter merecimento. Deus não fica interferindo, como o "Zeus" da mitologia Grega, impondo seus "poderes mágicos" sobre as pessoas, quase sempre para punir. Deus não é um ser vingativo, mas sim um Pai misericordioso.


1