A VERSÃO DA BÍBLIA QUE VOCÊ ESTÁ USANDO É CONFIÁVEL?

QUANTO ELA É CONFIÁVEL?

 

                            O Objetivo deste texto não é desmerecer qualquer versão bíblica ou seita cristã, nosso objetivo é dar um instrumento pelo qual qualquer leitor poderá escolher a versão que achar mais confiável.

                            Um fato não pode ser desmentido - existem no mercado muitas versões da Bíblia seja em português ou outros idiomas.

                           Em português temos uma profusão delas, no momento que escrevo este comentário tenho ao alcance das mãos as seguintes versões na língua portuguesa:-

                         

 1- A bíblia na linguagem de hoje da SBB primeira edição de 1973.

 2- Tradução *JFA- IBB+SELS - Melhores textos 1979

 3- Tradução JFA - SBB -Revista e Atualizada no Brasil edição de 1969

 4- Tradução JFA - SBB - Revista e corrigida -1951

 5- Tradução JFA - IBB+Juerp - Revista e corrigida - terceira edição de 2000.

 6- Tradução JFA -Editora Vida - Edição contemporânea -  1992

 7- Tradução JFA -  Revista e Corrigida -American Bible Society  1914

 8- Tradução JFA - Melhores Textos - IBB - 1973

 9- Tradução JFA - Corrigida e fiel -  Sociedade Bíblica Trinitariana - 1994

10- Tradução Brazileira** - Soc. Bíblicas Unidas 1953

11- Nova Versão Internacional

11- Tradução Matos Soares - 6ª edição - 1953

12- Tradução Figueiredo - 1962

13-  Bíblia "Mensagem de Deus" - Edições Loyola - 1983

14- A bíblia de Jerusalém  - Edições Paulinas edição de 1985

15- Tradução do Novo Mundo - Torre de Vigia - 1986

JFA- João Ferreira de Almeida.

Em azul estão versões protestantes e evangélicas.

Em verde estão versões católicas.

Em roxo está a versão dos Testemunhas de Jeová

A versão brasileira é escrita com "Z" não se trata de erro de digitação

 

Qual seria a razão para tantas versões diferentes? 

1- Algumas versões tem o interesse em colocar a bíblia em uma linguagem mais próxima do idioma atual.

2-Algumas versões procuram trazer um texto mais atualizado de acordo com as mais recentes pesquisas e documentos encontrados por arqueólogos.

3- Algumas versões estão preocupadas em fazer pequenas modificações no texto para favorecer esta ou aquela seita, (estas são as mais perigosas pois mudam uma pequena coisa que parece ser sem importância, modificação essa que irá servir de base, num estudo futuro, a aplicação de uma heresia qualquer.).

Você notou quantas versões se dizem que são do João Ferreira de Almeida?

Se todas são do João Ferreira de Almeida, porque são tão diferentes, ou se apresentam melhores que outras?

As versões protestantes e evangélicas são as que mais apresentam diferenças entre si, talvez seja reflexo da grande quantidade de seitas protestantes e evangélicas existentes o que leva os editores a produzir um texto acomodado às seitas que mais contribuem. 

Nas versões católicas  são derivadas da Vulgata Latina a Matos Soares e a Figueiredo; a Bíblia de Jerusalém é de uma pesquisa mais atual e tem uma confiabilidade bem maior,  A bíblia "Mensagem de Deus" é uma edição Jesuíta, traz pesquisas interessantes em seu texto.

A Versão dos Testemunhas de Jeová, deixando de lado os preconceitos, tem um texto bastante bom.

Afinal vamos a nossa proposta, qual seja:

 - Dar ao Leitor um instrumento bíblico razoável para avaliar sua versão da Bíblia.

Para tanto vamos analisar um conceito básico da bíblia.:

Romanos 3:23 - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;

Romanos 5:12 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram.

Romanos 6:23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.

Romanos 3:20 porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado.

Romanos 5:13 Porque antes da lei já estava o pecado no mundo, mas onde não há lei o pecado não é levado em conta.

Romanos 5:21 para que, assim como o pecado veio a reinar na morte, assim também viesse a reinar a graça pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.

I Corintios 15:56 O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.

Hebreus 8:12 Porque serei misericordioso para com suas iniquidades, e de seus pecados não me lembrarei mais.

Tiago 2:9 Mas se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, sendo por isso condenados pela lei como transgressores.

I Carta de João I:8 Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.

Se observarmos com alguma cautela os textos acima ficará claro que o pecado é que nos separa de Deus e nos conduz a morte, ora então eu preciso saber claramente o que é pecado. ( no novo testamento há 199 referências a pecado e pecadores e no velho testamento há 360).

A grande maioria dos textos bíblicos nos dá exemplos de pecados e em poucos casos surge um conceito abrangente do que é pecado.

No texto acima de Romanos 3:20 temos já algum caminho conceitual -  pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado.

No texto de Romanos 5:13 temos mais uma evidencia conceitual -onde não há lei o pecado não é levado em conta.

No texto de I Corintios 15:36 temos:-O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado      é a lei.

Com esses  textos nós podemos saber como vem o conhecimento do pecado, ficamos sabendo que se não houver lei não há pecado e que a força do pecado está na lei.

Note-se que é muito importante saber o que é pecado, sabendo pois que as consequências do pecado são tão sérias temos que ter plena consciência do que é pecado, e para isso não basta uma série de exemplos ou de características, é necessário uma definição clara do que é pecado.

Na Bíblia existe sim uma definição clara de pecado, definição essa que tem sido oculta em muitas versões por razões claras de dogmatismos os quais não fazem parte do estudo deste comentário.

A definição de pecado está em I João 3 vs 4 e diz:

Todo aquele que comete pecado transgride a lei; de fato; de fato o pecado é a transgressão da lei.

Não poderia ser mais claro esse versículo, além do mais ele se compõe claramente com as demais referências dadas acima.

Minha experiência ao comprar uma bíblia é que devemos sempre abrir a mesma em I João 3 vs. 4 , se ela não contiver uma definição clara de pecado ela não será segura para outros assuntos.

COMPROVAÇÃO DE ERROS GRAVES

Normalmente as bíblias que falsificam esse versículo falsificam também outros a fim de justificar as teorias das seitas mais exóticas, vejamos.

As bíblias que mudam o conceito de pecado em I João 3 vs. 4 - falseiam também os seguintes textos bíblicos entre outros:-

I João 5 vs 7 e 8.

O Texto:- porque há três que testemunham," no céu o Pai, o Verbo e o Espírito Santo e há três que testemunham na terra; o Espírito a água e o sangue  e os três são um só."

Esse texto é falso, e nenhum estudioso levemente sério o aceita mais, mas ele é conveniente a algumas seitas e por isso é mantido nas bíblias que falsificam I João 3 vs 4.

Algumas bíblias trazem esse texto entre colchetes ou parênteses e informam que o texto não está nos manuscritos mais antigos e mais confiáveis. ( no final há uma explicação da Bíblia de Jerusalém).

I corintios 14

Nesse capítulo de coríntios as bíblias que falsificam I João 3 vs 4 também incluem uma palavra que não pertence ao texto, a palavra estranha e a palavra estranhas.

Tal palavra não existe no texto bíblico, mas devido ao interesse de determinadas seitas essa palavra é incluída no texto, algumas bíblias com um pouco de dor na consciência colocam a palavra em nigrito ou em itálico para destacar sua falsidade textual pois poucos leitores ficarão atentos a esse detalhe.

Algumas traduções mais descaradas colocam as palavras "estranha" e "estranhas" sem chamar atenção para nada e assim os leitores incautos passam a pensar que tal palavra pertence realmente a bíblia.

Existem mais textos falseados nas bíblias que falseiam I João 3 vs. 4 mas o estudo de todos eles tornaria este comentário cansativo e prolixo.

Quem falsifica a definição de pecado que está em I João 3 vs. 4 não merece confiança para mais nada e os exemplos acima já mostram até onde pode ir a falsificação.

Se você tem uma bíblia dessas em sua casa deixe-a de lado e procure uma na qual você possa confiar e lembre-se o grande teste é I João 3 vs. 4 que diz claramente que "o pecado é a transgressão da lei"

Abaixo alguns textos escaneados para sua análise.

Eloy Arraes Vargas :-  [email protected]

Abaixo cópia do texto de I João cap. 3 vs. 4

Abaixo uma bíblia que não falsifica I João 3 vs. 4 coloca colchetes em I João 5 vs. 7 e 8 note que o texto falso aparece entre colchetes para mostrar que não pertencem ao texto original.

 

 

Abaixo João 3 cap 4 em bíblias que não definem nada.

Abaixo o texto:-nas bíblias que falsificam I João 3 vs.4 também aparece falsificado I João 5 vs 7 e 8. note que não há colchetes ou nigrito par alertar o leitor de que o texto não é aceitável.

Mesmo na bíblia de Jerusalem, a qual é católica e poderia tirar proveito dessa falsificação, há uma advertência; a bíblia de Jerusalem nem sequer coloca esse versículo no texto.

Em I corintios 14 há outra montagem não verdadeira, poderíamos colocar a página inteira mas isso tornaria o arquivo muito pesado - abra uma bíblia que não falsifique I João 3 vs. 4 e confira que não existe a palavra estranha.

   Já nas bíblias que falsificam I João 3vs 4 você vai encontrar a palavra estranha itálico, mas quem é do povo que lê que sabe que o fato de estar em itálico significa que o texto não é confiável e assim usando a ignorância vai se enganando o povo.

                        

 

Um absurdo total, O novo testamento na linguagem de hoje nem mesmo itálico coloca e passa o texto como se fosse verdadeiro e sem dúvidas.

 

Mas você prefere continuar com sua bíblia que falsifica I João 3 vs.4 ! é seu direito faze-lo mas daqui para frente você não poderá dizer que foi enganado.

Em termos de texto bíblico é mais que verdadeiro o aforismo " quem não é fiel no pouco não é fiel no muito"

Eloy Arraes Vargas

Counter
Hosted by www.Geocities.ws

1