Du'a

DU'A


Estamos imersos em um mundo materialista


Acreditamos que nossas metas materiais são independentes de Allah e não somos completamente dependentes Dele. Quando focamos em nossas metas materiais nos esquecemos de nossas metas morais. A causa moral foi esquecida, uma delas é pedir a Allah Du'a com humildes súplicas. Quando nos lembramos de Allah, e não rezamos corretamente as súplicas que lhe fazemos são débeis. Podemos fazer mais forte nosso Du'a (súplicas) estudando quais são as condições para que Allah as responda, observando também a maneira como fazemos o Du'a.

Neste artigo exploraremos as virtudes do Du'a, as condições para que Allah o aceite e as razões pelas quais é negado por Allah, as maneiras de fazer Du'a e quais são as melhores horas para fazê-lo. Aplicando este conhecimento há maiores probabilidades, in sha Allah (Se Deus quiser), que nossos Du'a sejam aceitos.


O Alcorão diz: "E quando Meu servo te pergunte sobre Mim, (diga-lhe) que por certo Estou perto. Respondo as invocações daquele que me suplica, daquele que me chama." (Alcorão 2:187). Em outro verso Allah diz: "E o Senhor disse, invoquem a Mim e responderei suas invocações." (Alcorão 40:11). Também disse: "Peçam a seu Senhor com humildade e em segredo." (Alcorão 7:55). E Também disse: "Peçam a Allah fazendo sua adoração até Ele pura." (Alcorão 40:11). Relata Al- No'maan bin-Basheer que o Profeta, salalahu alaehiwa salam (que a paz de Deus esteja com Ele), disse, " Du'a é Ibadah ( adoração)" ( Abu Dawood, Tirmidi).

"E o Senhor disse: “Invoquem a Mim, e responderei suas invocações."(Alcorão 40:14).

Outro exemplo é uma parafrase que fez Abu-Huraira de una narração do Profeta, salalahu alaehi wa salam (que a paz de Deus esteja com Ele), que diz, Aquele que não peça a Allah, Allah se enojará dele. (Ahmad, Tirmidi).


PARA QUE O DU'A SEJA ACEITO DEVEM EXISTIR CERTAS CONDIÇÕES


O Du'a deve ser somente para Allah.

Allah disse: " Invoquem a Ele (Allah) ninguém mais, fazendo sua religião para Ele sincera." ( Alcorão 7:29 ). Em outro verso disse Ele: " Invoquem a Allah fazendo sua adoração para Ele pura." ( Alcorão 40:14 ). Também disse o Profeta, salalahu alaehi wa salam (que a Paz de Deus esteja com ele), em um hadiz relatado por Ibn-Abbas, radhialahu anhu, "Se vais pedir algo peça a Allah, e se necessitas ajuda peça a Allah. (Ahmad, Tirmidi ).


Fazer o Du'a conforme a Shari'ah (Lei Islâmica).

O Profeta, salalahu alaehi wa salam (que a Paz de Deus esteja com ele), disse: "Qualquer um de nos que faça uma inovação neste assunto que não seja parte dela, o será rechaçado." Isto significa que o Du'a deve ser conforme a Sunnah (Tradição do Profeta). Se uma pessoa é sincera em suas súplicas (Du'a) porém não segue a Sunnah (Tradição do Profeta) , sua adoração é rechaçada. Igualmente se uma pessoa segue a Sunnah (Tradição do Profeta), porém seu trabalho não está fazendo sinceramente pelo bem de Allah, seu trabalho será rechaçado.


CONFIANÇA EM ALLAH E A CERTEZA DA RESPOSTA


Você deve ter a certeza que Allah faz o que quer, quando quer. Allah nos disse no Alcorão: "Por certo que quando quer fazer algo, Ele somente diz seja e é." (Alcorão 36:82). Deve-se ter a certeza que Allah é o que tem todos os tesouros e Ele nos disse: "E não existe coisa alguma cujas origens não estejam em Nosso poder, e não vo-la enviamos, senão proporcionalmente." (Alcorão 15:21). Também em um Hadith Qudsi narrado por Abu- Dar, Allah revelou por meio do Profeta: "Oh meus servos, ainda que o primeiro de vocês e o último de você, ainda que os humanos e os gênios, se parassem em um lugar e Me pedissem algo, e se fosse dar a todos o que pediram, isto não Me tiraria nada, assim como uma agulha posta no mar não tira nada do mar." (Muslim)


A PRESENCIA DO CORAÇÃO


Sempre assegure-se de que seu coração esteja atento a sua súplica, porque Allah não responde a um coração desatento. Ibn Rajab disse: "Esta é a condição maior para que se Nos aceite o Du'a.". Abu-Hurairah narrou que o Profeta, salalahu alaehi wa salam (que a Paz de Deus esteja com ele), disse:

"Pessam a Allah quando estejam seguros de ser respondidos e saibam que Allah não contesta o Du'a de um coração desatento" (Tirmidi). Então debe-se fazer a súplica com concentração, evitando a distração.


DETERMINACÃO E PERSEVERANÇA NO DU'A.


É um requisito que quando façamos uma súplica a Allah peçamos com determinação. Não devemos dizer, por exemplo, "Oh Allah perdoa-me se queres". Narrou Abu-Huraira que Profeta, salalahu alaehi wa salam (que a Paz de Deus esteja com ele), disse: "Nenhum de vocês deve dizer `Oh Allah perdoa-me se queres', `Oh Allah tem misericórdia de mim se queres`, é necessário rogar a Allah com determinação, porque nada pode forçar Allah a fazer algo que ele no queira" (Tirmidi). Algunos quando rogam por seus irmãos tem o mau hábito de disser, "Que Allah te perdoe In sha Allah," "Que Allah te ajude In sha Allah." Não devemos dizer a palavra In sha Allah no Du'a.


AS RAZÕES PELAS QUAIS NOSSO DU'A PODE SER NEGADO SÃO AS SEGUINTES:


As condições Haram

Comer o Haram, beber o Haram, vestirse com o Haram está estritamente proibido e são das razões maiores para a negativa do Du'a. Um hadith que mostra este ponto foi narrado por Abu-Huraira, que disse que O Profeta, salalahu alaehi wa salam, assinalou:

"Allah Todo Poderoso é bom e somente aceita o bom. Allah disse a seus fiéis que façam o que fizeram seus Mensageiros." Ele disse: "Oh, vocês os Mensageiros, comam das boas coisas e façam o correto", "Oh, vocês os que creem, comam de as boas coisas que lhes temos provido". Logo relatou a história de um homem que havendo viajado muito longe, despenteado e cheio de poeira, levantou as mãos até o céu dizendo: "Oh Senhor, Oh Senhor" enquanto que sua comida es ilícita, sua bebida é ilícita, e sua roupa é ilícita, e se nutre ilicitamente, então como pode ser respondido?" (Muslim).

Outra história que reforça este preceito é a de Abu Bakr, o primeiro califa, e que é uma grande lição para nós. Sua filha `Aisha narrou, que o escravo de Abu Bakr lhe comprou sua comida como usualmente o fazia. Não era hábito de Abu Bakr perguntar-lhe de onde havia conseguido a comida, porque estava seguro que vinha de seus lucros halal. Um dia, como sempre o fazia o escravo, lhe deu a comida a Abu Bakr, e como sempre este não lhe perguntou de onde provinha. O escravo lhe perguntou: "Sabes o que é isto?" ele respondeu: "O que?", O escravo respondeu: "Em meu passado de ignorância, cometi uns atos de magia a una pessoa, ainda que não sabia nada de disso, pero me o fiz de tonto. Até agora me pagou e deste dinheiro paguei a comida." Abu Bakr de imediato meteu a mão em sua boca e vomitou tudo o que havia comido até que seu estomago ficou vazio (Bukhari). Em outra narração colecionada por Ahmed, disseram a Abu Bakr: "Que a misericórdia de Allah esteja contigo, fizeste tudo isso havendo somente comido uma mordida." Ele respondeu: "Não vou esperar que salga com minha alma, arranquei a comida com meu vômito porque ouvi o Mensageiro de Allah dizer:

“Todo aquele que se nutre com o ilícito será o primeiro a entrar ao fogo.' Então tive medo que meu corpo se nutrira com esta mordida”. É por isso que tens que assegura-te de que sua comida, sua bebida e sua roupa sejam Halal.


Impaciência e o abandono do Du'a.

Debe-se ser paciente para que seu Du'a seja aceito, porque a impaciência é uma das razões para a negação do Du'a. Abu Huraira narrou que o Profeta, salalahu alaehi wa salam (que a Paz de Deus esteja com ele), disse: "A invocação de qualquer um de vocês é concedida (por Allah) enquanto não mostra impaciência dizendo: "Tenho invocado a Allah porém minha súplica tem sido respondida" (Bukhari e Muslim). Em outra narração feita por Abu Huraira, o Profeta, salalahu alaehi wa salam (que a Paz de Deus esteja com ele), disse: "A um servo se lhe da o que pede, a menos que lhe peça a Allah um pecado, o peça romper os laços familiares, e não mostre impaciência. "Lhe perguntaram: "Oh Mensageiro de Allah, como mostra alguém impaciência?", Ele respondeu: "Alguém diz: Tenho invocado, porém minha invocação não tem sido respondida, e deixa de fazer Du'a" (Muslim). Então não se deve mostrar impaciência, porque pode ser que a resposta esteja demorando por não cumprir com as condições, ou pode ser que a demora seja favorável a quem pede. Então, quando quiera que hagan Du'a, o se les da lo bueno de lo que pidieron, o un mal equivalente a lo bueno que pidieron ea no les tocará.


Cometer pecados

Allah disse: "Ele jamais mudará as condições que concedeu a u povo, a menos que eles mudem o que tem em seus íntimos." (Alcorão 13:11). Quer dizer, se a condição de uma pessoa é boa, Allah os manterá nessa condição enquanto sejam agradecidos e não o desobedeçam. De igual maneira se a condição de uma pessoa é má, Allah os manterá nesta condição enquanto sigam sendo ingratos e insistam em desobedecer-lo. Por tanto, devemos evitar cometer pecados, grandes ou pequenos e se alguém chega a aceitar os susurros do Shaetan, de imediato deve arrepender-se e pedir O perdão de Allah.


O abandono de obras obrigatórias

Assim como fazer boas obras faz com que nosso Du'a seja aceito, do mesmo modo o abandono de boas obras faz com que nosso Du'a seja rechaçado. Hudhaifah, radhialalhu anhu, narrou que o Profeta, salalahu alaehi wa salam, disse: "Por Ele, em cuja mão está minha alma, devem recomendar o bem e proibir o mal, porque se não ë provável que Allah mande seu castigo sobre vocês e logo o invocarão e não serão atendidos." (Tirmidi). Então, como podem espera que seu Du'a seja respondido se constantemente mostram a Allah negligência e abandono das orações de Fajr na mesquita. E como podem aqueles que não pagam o zakat esperar que seu Du'a seja respondido?


Pedir por um pecado, o pedir que se rompam os laços de família

O Profeta, salalahu alaehi wa salam, disse: " Qualquer Muçulmano que rogue a Allah um Du'a que não tenha pecado nem peça o rompimento de laços de família, Allah lhe dará uma de três coisas: ou seu Du'a é respondido imediatamente, ou lhe será afastada sua súplica para o mas além, ou se resgatará ao orador por sua súplica um mal do tamanho da coisa boa que pediu."

Os companheiros disseram "então pediremos a mais", o Profeta respondeu, "Allah é mais (generoso)" (Ahmad e Tirmidi)


A educação correta ao invocar a Allah

Começando dando graças a Allah e mandar bênçãos sobre o Profeta, salalahu alaehi wa salam. Abdulah-bin-Mas'ood narrou: "Estava rezando quando o Profeta, Abu Bakr e Omar estavam juntos. Despois de sentar-me (em último Tashahhud), comecei louvando a Allah, logo disse bênçãos sobre o Profeta e logo rezei por mim mesmo. O Profeta, disse, “pede e te será dado, pede e te será dado.'"(Tirmidi). Ibn-Al-Qaeeim disse: "Existem três etapas na súplica quando se recomenda que uma pessoa peça bênçãos para o Profeta, salalahu alaehi wa salam. Na primeira etapa, alguém pode dizer bênçãos sobre o Profeta, salalahu alaehi wa salam, antes de começar o Du'a e depois de dar-lhe graças a Allah. Na segunda etapa, alguém pode dizer bênçãos sobre o Profeta, salalahu alaehi wa salam, antes, durante, e depois do Du'a. Na terceira etapa, alguém pode dizer bênçãos sobre o Profeta, salalahu alaehi wa salam, ao começar e ao terminar o Du'a com a petição no meio".


Du'a em tempos de problemas e du'a em tempos de prazer

Não se deve ter o hábito de recordar-se de Allah somente em tempos de problemas, deve-se recordar de Allah em todas as circunstâncias. Abu- Huraira narró que O Profeta, salalahu alaehi wa salam, disse: "Quem gosta que Allah lhe responda em tempos de problemas ou angustia, (deve) incrementar seu Du'a em tempos de tranqüilidade." (Tirmidi).

Allah disse, que Eunus (Jonas), quando invocou a Allah e Ele lhe respondeu e o salvou: "Se não estivesse entre os que glorificam a Allah, por certo que se permaneceria na barriga (a barriga da baleia) até o dia do juízo." (Alcorão 37:143-144)


Evitar du'a que vá contra sua família, dinheiro ou seus filhos

Jabir relatou um hadith sobre um homem que maldisse a seu animal. O Profeta, salalahu alaehi wa salam, disse: "Quem foi que maldisse a seu animal?", O homem respondeu: "Sou eu, oh Mensageiro de Allah." O Profeta, salalahu alaehi wa salam, disse: "Afasta-te de teu animal, porque um animal maldito não nos pode servir de escolta. Não rezem contra vocês mesmos, não rezem contra seus filhos e não rezem contra seu dinheiro. Ao melhor peçam uma dessas coisas más durante um momento em que Allah esteja respondendo a suas solicitações." (Muslim)


Baixar a voz no du’a

É melhor invocar a Allah em um tom de voz suave e além disso um tom suave é mais próximo da sinceridade. Allah disse: "Peçam a seu Senhor com humildade e em segredo. Ele não aprecia aos transgressores." (Alcorão 7:55) E também nos disse: "E recorda-te de teu Senhor com a língua e intimamente, com humildade e temor, sem manifestação de palavras, ao amanhecer e ao entardecer e não sejas um dos tantos que são negligentes." (Alcorão 7:205). Abu-Moosa

Al-Ash'ari narrou: "Estávamos com o Profeta, salalahu alaehi wa salam, em uma viagem quando as pessoas começaram a levantar a voz fazendo Takbeer. O Profeta, salalahu alaehi wa salam, disse: `Oh gente, acalmem-se, não estão chamando a alguém que seja surdo ou que esteja ausente, estão chamando Ao Todo Presente, Ao que está perto e Ele está com vocês." (Bukhari e Muslim)

Isto significa que Allah sabe e vê tudo o que fazem.


Fazer Du’a com perseverança

Devemos fazer Du'a com perseverança, repetição, e persistência. Ibn-Rajab fala deste assunto em sue livro, Jami' Al' Uloom wal Hikam. Ele sugere que invoquemos a Allah com Seus nomes e atributos, porque esta é a melhor maneira de que nos aceite o Du'a. Há um hadith que faz evidente a perseverança e a persistência que devemos ter no Du'a. Foi relatado por Muslim que o Profeta, salalahu alalahu alaehi wa salam, disse: "O homem, havendo feito viajado para longe, está descabelado e sujo, e levanta as mãos até o céu (dizendo): "Oh Senhor, Oh Senhor."


Repetição

É preferível repetir o Du'a três vezes porque assim há mais probabilidades que nos Allah nos conteste. Há um hadith de Abdullah bin Mas'ood que diz: "Uma vez o Profeta estava oferecendo Salat na Ka'ba. Abu-Jahl, estava sentado com uns de seus companheiros. Algum desses companheiros disse aos outros: “Quem de vocês pode trazer o conteúdo do abdome de um camelo, para colocá-lo sobre as costas de Mohammad quando este se prostrar?".

O mais infortunado deles tratou de fazer o que foi pedido. Esperaram que o Profeta se prostrasse e puseram o conteúdo em suas costas entre os ombros. Estava vendo porém não podia fazer nada. Desejaba estar con alguém para lutar com eles. Começaram a rir caindo uns sobre os outro. O Mensageiro de Allah continuou em postração e não levantou sua cabeça até que Fátima ( a filha do Profeta), chegou e levantou (os conteúdos do abdome do camelo) de suas costas.

O Mensageiro levantou sua cabeça e disse três vezes: "Oh Allah castiga aos Quraish.", esta invocação doeu a Abu-Jahl e seus companheiros, porque acreditavam que as invocações feitas em Mecca seriam aceitas. O Profeta disse: `Oh Allah, castiga a Abu-Jahl, `Utba-bin-Rabi'a, Shiaba-bin-Rabi'a, Al- Waleed-bin `Utba, Ummaea-bin-Khalaf , `Uqba-bin-AbiMu'ait' e a outro cujo nome não recordo. Por Allah, em cujas mãos está minha alma, vi os corpos mortos dessas pessoas que falou o Profeta em o Qalib (um dos poços) de Badr." (Bukhari e Muslim)


Confessem seus pecados com arrependimento e dêem as graças por deixar admitir a misericórdia de Allah que se las ha dado

Quando fizerem Du'a, confessem seus pecados com sincero arrependimento por seus erros, ainda que Allah bem conhece suas ações. Também é bom reconhecer toda a misericórdia que Allah lhes há dado. Em um hadith narrado por Shaddad-bin-Aws, o Profeta, salalahu alaehi wa salam, nos ensinou o Saeeid-ul-Istigfar: "Aboo-u laka bini'matika `alaeea wa aboo-u bidhamdi fagh-firli, fa-innahu la eaghfir-u-thunuba ila anta" (Tradução: Reconheço o favor que me tens dado e reconheço meus pecados, então perdoa-me porque, por certo, ninguém pode perdoar pecados senão Tu) (Bukhari)


Dirigir-se a Qiblah

Uma das boas maneiras de mostrar educação quando fazemos Du'a é dirigir-se a Qiblah, sem dúvida não é obrigatório. Abdullah bin Zaid narrou que o Rasulullah vinha a este lugar de adoração para rezar o Istisqaa e pedir por chuva, então invocou a Allah e realizou seu pedido. Rasulullah se dirigiu a Qiblah e invirtió su saco. (Bukhari)


Levantar as mãos em Du'a

É uma prática recomendada levantar os braços quando se faz Du'a, assim como as levantou o Profeta, salalahu alaehi wa salam, em várias ocasiões. Abu-Musa Al-Ash'ari narró: "O Profeta invocou e levantou os braços e vi o branco debaixo dos ombros." (Bukhari). Em outro hadith, Salman narrou que o Mensageiro de Allah disse: "Seu Senhor, Tabaraka-wa-Ta'ala, é um Senhor vivo e generoso. Se sente envergonhado se seu servo não levanta as mãos até Ele para fazer uma súplica." (Abu-Dawood, Tirmidi)


Fazer wudhu (ablução) antes do Du'a

Ainda que não seja obrigatório, se recomenda fazer as súplicas a Allah em um estado de wudhu (ablução). A evidência disto se encontra na narração de Abu-Musa. Antes de morrer o tio de Abu-Musa chamado Ubaid-Al-'Amir, mandou-o ao Profeta, salalahu alaehi wa salam, depois da batalha de Hunain e lhe disse que comentara com o Profeta, salalahu alaehi wa salam, que pedira pelo seu perdão. O Mensageiro de Allah pediu água, fez o wudhu, levantou as mãos e disse, "Oh Allah, perdona a Abi-'Amir." (Bukhari e Muslim)


Chorar no Du'a com temor de Allah

Abdullah-bin-'Umar narrou que o Profeta recitou o verso em que Ibrahim, alaehissalam, invocava a Allah: "Oh meu Senhor, por certo, que eles (os ídolos) já fizeram com que muitos humanos estejam extraviadas. Porém qualquer um que siga a mim é de mim. E qualquer um que me desobedeça, ainda assim Tu és o que mais perdoa, o mais Misericordioso." (Alcorão 14:36). Em outro verso invoca a Allah, Iza, alaehissalam: "Se Tu os castigas é por que são Teus servos; e se os perdoas, é porque Tu é o Todo Poderoso, o Todo Sábio." (Alcorão 5:118). Logo o Profeta levantou e disse: "Allahumma Ummati, Ummati (tradução: “Oh Allah, minha nação, minha nação)" e logo chorou. E ainda que Allah todo sabe, disse, Oh Jibriil, vá ver a Mohammad, e pergunta-lhe: “Por que choras?”. Então se aproximou Jibriil a Mohammad e lhe fez a pergunta. Então, ainda que Allah todo sabe, lhe disse Mohammad a Jibriil o que havia invocado. Logo Allah lhe disse: “Oh Jibriil, vá ter com Mohammad e lhe diga: "Te faremos satisfeito ao que se refere de tua nação e não te maltrataremos." (Muslim)

Então o Profeta, salalahu alaehi wa salam, nos deu o exemplo de rogar a Allah com sincero pranto.


Faça Du'a por ti mesmo antes de fazer Du'a pelos outros

É Sunnah (Tradição do Profeta) iniciar o Du'a com tuas próprias petições antes de mencionar a outros.

Relata Tirmidi em uma narração de Ubae bin Ka'ab, que se mencionasse alguém ao Profeta, invocaría a Allah, porém começaria primeiro por ele. Ainda que também se narrou que em certas circunstancias no iniciou com ele mesmo, (por exemplo, quando pedia por Ibn-Abbas, Anas e

Um-Isma', como mencionou Muslim em sua coleção de hadith autênticos)


Não cometam pecado com o Du'a

Quando pedirem a Allah em Du'a não peçam por recompensas especificas do Jena (Paraíso). Se a uma pessoa édado o Jena (Paraíso), será dado com tudo o que tem. Se recordou de Abi-Nu'ammah que Abdullah-bin-Mughaffal ouviu seu filho dizer (em invocação), "Oh Allah, te peço o palácio branco a direita do paraíso, se entrar nele". Então disse o Pai: "Querido filho, peça a Allah o paraíso e busca que te proteja do fogo (do inferno), porque ouvi o Mensageiro de Allah dizer, `Chegará gente a esta nação que pecarão (farão em excesso) com a ablução e o Du'a.'" (Abu Dawood)


Façam Du'a por seus pais

É bom mencionar a teus pais muçulmanos (vivos ou muertos) em invocação, por todos os favores que nos fizeram e pelos quais é impossível recompensar-los. Allah disse, "E estende sobre eles a asa da humildade e digam: “Meu Senhor, tem misericórdia de ambos, como eles tiveram de mim, criando-me desde pequenino”. (Alcorão 17:24)

Na Sura Nuh, também disse: "Meu Senhor, perdoa a mim e a meus pais e quem quer que entre em minha casa como crente e todos os homens e mulheres crentes. E não incrementes aos opressores nada mais que destruição." (Alcorão 47:19)


Fazer Du'a pelos crentes

Também se recomenda recordar-se dos muçulmanos e Mu'mims de todo o mundo em suas invocações. Allah disse: "Peçam perdão por seu pecado e também pelos homens e mulheres crentes" (Alcorão 47:19)


Peça a Allah quando estejas só

Em vez de queichar-se ante as pessoas quando lhe toca uma calamidade, deves ter o hábito de buscar refúgio em Allah e Nele somente. Não obstante, no há problema se mencionas a todos sua preocupação e compartilhas opiniões. Em um hadith narrado por Ibn-‘Abbas, o Profeta, salalahu alaehi wa salam, disse a Ibn-'Abbas enquanto ia montado sobre o mesmo camelo atrás do Profeta: "Jovem, te vou a ensinar umas palabras (de conselho): “Recorda-te de Allah e Ele te protegerá. Recorda-te de Allah e o encontrarás em tua frente”.

Se vais pedir algo, peça somente a Allah, e se buscas ajuda, busca somente em Allah. E entende que se todas as nações se juntassem para beneficiar-te, te beneficiariam só com o que Allah tenha prescrito para ti. E se se juntassem para perjudicar-te, te prejudicariam somente com o que Allah tenha prescrito para ti. As plumas se han levantado e las paginas están secas." (Timidi)


Há horas quando é mais seguro que o Du'a seja aceito

É recomendável invocar a Allah nessas horas. Alguns exemplos são: Ramadan e especificamente Lailatul Qadr: Um dos melhores tempos de invocar a Allah é no mês sagrado de Ramadan, particularmente nas últimas dez noites em lailatul Qadr. O Du'a preferido en lailatul Qadr é: "Oh Allah! És o que perdoa e Te encanta perdonar, então perdoa-me." (al-Tirmidi e Ibn Majah).

Depois das rezas obrigatórias: Abi-Umamah Al-Bahili narrou que, "Oh Mensageiro de Allah, qual é o Du'a que tenha mais probabilidades de ser escutado?". Ele disse: "Na profundidade da última parte da noite e depois das rezas obrigatórias." (Tirmidi).

Na última parte da noite: Abu-Huraira narrou que o Mensajeiro de Allah disse: "Nosso Senhor Tabaraka-wa-Ta'ala desce todas as noites ao céu de este mundo, quando chega a última parte da noite, Ele disse: `Há alguém que Me esteja invocando para que responda a sua invocação?, há alguem que Me esteja pedindo algo para que lhe de o que esteja pedindo?, há alguem que esteja pedindo perdão para que o perdoe?'" (Bukhari e Muslim). E mais, Allah louvou aos que passam a última parte da noite em invocação, buscando perdão. Ele disse: "Porque possuíam o hábito de pouco dormir à noite E ao amanhecer, imploravam o perdão de suas faltas." (Alcorão 51:17,18).

Entre o Azan (chamado para a Oração) e o Iqamah. Se moras perto de uma mesquita, por exemplo, em um país muçulmano, é importante ter o hábito de que quando ouçam o Azan (o chamado para a oração), imediatamente se dirigir à mesquita. Isto é porque é muito afortunado o que chega a invocar a Allah entre o Azan e o Iqamah porque esta invocação é aceita. Anas-bin-Malik narrou que o Mensageiro de Allah disse: "Esta invocação não é rechaçada (quando se faz), a que se faz entre o Azan e o Iqamah, então façam invocação." (Tirmidi, Abu Dawood, e Ahmad). Sahl-bin-Sa'ad narrou que o Mensageiro de Allah disse: "Duas (invocações) não são rechaçadas, ou raramente são rechaçadas; Du'a na hora do Azan e na hora de angústia, e quando dois exércitos se enfrentam." Em outra narração na hora de chuva." (Abu-Dawood).

Una hora durante o dia de Jumu'ah: Abu-Hurairah narrou que o Mensageiro de Allah mencionou o dia de Jummah e disse: "Há uma hora que quando um muçulmano parado em oração peça qualquer coisa a Allah, Ele lhe dará." (Bukhari e Muslim). Em otro hadith, Abu-Moosa Al-Ash'ari disse que Abdullah bin `Umar disse: "`Não ouviste algo de teu pai sobre a hora do Jumu'ah?', Ele disse, `sim, o ouvi dizer, que ouviu o Mensageiro de Allah dizer `É entre a hora que se senta o Imam (para a Khutbah) até que termina a oração.'" (Muslim). Ibn-Al-Qaeim, em seu livro Zad Al-Ma'ad, igual que otros sabios, que la hora en O día de Jumu'ah é depois de Asr'. Apesar das diferentes opiniões, um muçulmano deve tratar de passar todo o dia de Jumu'ah recordando-se de Allah, buscando Seu perdão e invocándo a Ele.

No salat despois de At-Tahsahhud: Invocar despois do At-Tashahhud, antes do Salaam, se recomenda porque assim fazia o Profeta. Addullah-bin-Mas'ood narrou: "Estava rezando quando o Profeta, Abu Bakar e Omar estavan juntos. Después de sentar-me (no último Tashahhud), comecei (a fazer o Du'a) por louvar Allah, logo fiz oracões pelo Profeta, e logo rezei por mim mesmo. O Profeta disse: "Peça e te será dado, peça e te será dado." (Tirmidi).


Quando estamos em Sujud: Abu-Hurairah narrou que o Mensageiro de Allah disse: "O que mais aproxima uma pessoa de seu Rab (Senhor) é durante Sujud (postração). Então incrementem o Du'a."Devese tratar de invocar a Allah durante Sujud, quer seja nas orações Fard (obrigatórias) ou nas orações Nafl (extras).


Este artigo é uma tradução de "Shuroot ad-Du'a por Sa'id bin Wahf al Qahtani. Que Allah o recompense.

^Topo^


Invocação de Al Gazzali

Voltar


Imprimir página

Hosted by www.Geocities.ws

1